Quando o assunto é deixar um ambiente de cara nova, uma boa pintura faz toda a diferença. Mas se engana quem pensa que para reformar o espaço basta aplicar qualquer tipo de tinta. Muito pelo contrário, ao pintar uma parede, principalmente interna, existem alguns modelos de tintas melhores do que outros. Quer saber mais? Então confira no blog de hoje!
Como dito anteriormente, algumas tintas são mais adequadas para pintar paredes. Portanto, saber quais são elas e como escolher a tinta certa é o primeiro passo para um ambiente mais bonito.
Ao analisar o mercado de tintas, diversos tipos estão disponíveis, sendo cada uma destinada para uma finalidade e apresentando um resultado ao final. No caso da tinta para a parede, a melhor é a látex PVA. Pois ela oferece acabamento fosco, sendo ideal para paredes de ambiente interno como sala e quarto.

A segunda opção também se encontra na categoria látex, porém, diferente da anterior, trata-se da acrílica. Responsável por dar um acabamento fosco, de semibrilho e acetinado, a tinta acrílica pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos, bem como em madeira, gesso e alvenaria.
Do mesmo modo a tinta óleo é uma boa opção para pintar paredes, principalmente as de madeira. Entretanto, diferente das anteriores, não é ideal para espaço interno. Assim como a tinta esmalte que funciona melhor em ambientes externos, além de oferecer acabamento fosco, acetinado e com brilho.
Por fim, existe também a tinta epóxi. Mais adequada para pintar parede interna devido a secagem rápida e acabamento uniforme ou para ambientes úmidos.
Selecionando a melhor tinta para usar na parede da sua casa
Agora que você já conhece todas as possíveis tintas para pintar a parede, é hora de escolher qual delas você levará para casa.
O primeiro passo para saber qual tinta usar é decidir de acordo com a área que deseja pintar e qual o resultado esperado. Isto é, se a parede desejada é a do quarto, sala, cozinha ou churrasqueira, pois o ambiente influencia diretamente na escolha da tinta.

Nesse caso, se a área desejada é mais úmida, como banheiro e cozinha, a melhor é a epóxi. Diferente se a parede da parte interna da casa possui algumas imperfeições, de modo que seja necessário usar uma tinta com acabamento fosco como a PVA e acrílica.
Agora, se na sua casa há crianças, a tinta lavável é ideal para os ambientes que elas mais circulam. Afinal de contas, não tem muito cheiro, é super resistente e pode ser lavada. Entretanto, a inodora também é uma opção. Com sua secagem rápida, não deixa cheiro após três horas da aplicação e ainda possui acabamento fosco ou acetinado.

Além disso, outros dois pontos importantes são comprar o material de alguém de confiança, como a Loures Color – para saber mais sobre os nossos produtos é só clicar aqui – e escolher o tipo de tinta em Ponta Grossa que preferir.
E você, gostou do conteúdo de hoje? Então acompanhe o blog para mais assuntos como este.
Veja também: