Tinta texturizada – tudo que você precisa saber para fazer sua escolha

Parede texturizada

Quando falamos em tinta texturizada a primeira coisa que pensamos é em decoração. Isso é um erro, pois elas servem para diversos tipos de aplicações.

Você sabia que a texturização pode resolver problemas como imperfeições nas paredes e, até mesmo, aumentar a resistência contra umidade nas construções de alvenaria?

Nesse artigo vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre texturas.



O que é textura?

A textura serve tanto para decoração, quanto para aumentar a resistência das paredes que têm contato com a chuva, sol e até mesmo a umidade, além de melhorar o acabamento de qualquer ambiente.

Geralmente é a tinta que já estabelece a textura. A massa é feita com um composto de tinta acrílica branca. Algumas texturas já vêm pigmentadas, mas o mais comum é fazer a textura em massa branca e pintar posteriormente com a cor desejada.

Mas o que vai dar o acabamento e visual da textura são os grãos de quartzo presentes na fórmula que podem variar entre fino, médio ou grosso. Tudo isso vai depender do gosto de cada um e da criatividade de quem vai fazer o trabalho. Os acabamentos podem gerar desenhos, ranhuras, além de efeitos em alto relevo e com acabamentos mais finos, suave ou grosseiro e áspero.



O que é tintura texturizada

Como vimos, a tintura texturizada é conhecida como uma alternativa rápida, fácil e barata de modernizar as paredes de sua casa ou de seu escritório.

Ela pode ser utilizada no lugar do papel de parede ou para cobrir algumas irregularidades e imperfeições, por exemplo.

Nos últimos anos a tintura texturizada acabou se tornando uma tendência mais popular. Com a recente onda de bricolage (onde você mesmo faz), muitos estilos de texturas estão sendo criados com diferentes cores, basta usar a criatividade, sem um padrão correto ou pré-estabelecido.

Por isso, sempre recomendado que sejam utilizadas tintas de alta qualidade para fazer uma parede texturizada. As opções podem ser em tinta látex de acabamento plano e fórmulas com alquídicas ou uma resina sintética mais durável. As versões de látex geralmente são mais usadas em tetos e não exigem uma mão de primer antes de ser aplicada. 

As cores mais populares nos dias de hoje são as brilhantes, como metálicos em ouro, prata e cobre, por exemplo. 

Outro acabamento bastante utilizado com as texturas, é conhecido como “Acabamentos Faux”. São aqueles que imitam algum outro material como mármore, pedra, madeira. Existem algumas técnicas mais fáceis de aplicar do que outras. Algumas requerem um pouco mais de habilidade e materiais específicos como rolos especiais, esponjas, trapos e espátulas.

Como falamos anteriormente, a tinta texturizada pode ser utilizada em paredes internas e externas. Nas internas, serve para diminuir a umidade do local de aplicação e para dar uma cara nova ao ambiente. Nas paredes externas, o principal motivo é garantir melhor resistência ao sol e a chuva.



10 tipos de texturas mais utilizadas

Enfim, as texturas são técnicas utilizadas para modificar uma parede e dar um estilo renovado na casa, além de proteger de desgastes do tempo e cobrir algumas imperfeições de forma rápida e econômica.

Vamos conhecer algumas técnicas. Veja:

1ª – Grafiato – é uma textura um pouco complexa e exige conhecimento e técnica para fazer. Popularizada nos anos 2000, hoje ela continua sendo bem utilizada. Ela é utilizada em revestimentos com grânulos de quartzo e cristais minerais, por exemplo. Quando feita com uma espátula, dará uma aparência com ranhuras às paredes.

Dica: escolha apenas uma parede do ambiente para fazer essa textura, pois ela pode se tornar um pouco cansativa.

2ª – Textura Projetada – essa técnica é feita com pistolas de aplicação para dar o efeito nas paredes. Para esse tipo de textura é preciso bastante técnica. Primeiro é feita a aplicação do selador acrílico da mesma cor que a textura, depois a aplicação da textura com a pistola, em terceiro e depois de seco o selador e para finalizar a remoção das pontas da textura com uma desempenadeira.

Dica: você pode usar a textura projetada em ambientes internos e externos.


3ª – Marmorato – é um acabamento que imita o mármore, porém bem mais barato. A técnica irá simular a pedra, inclusive no brilho, pois no final do processo é preciso fazer uma aplicação de cera.

Dica: Faça a sua textura em uma parede lisa para dar um efeito perfeito.


4ª – Textura com rolo – usar o rolo nas paredes pode ser a forma mais simples de se ter uma parede texturizada. Quem dará o estilo será o rolo escolhido, portanto, escolha a tinta da sua preferência.

Dica: Se você quiser dar um toque de relevo mais profundo na parede, passe a massa corrida na parede e depois o rolo por cima. A pintura só deverá ser feita depois da massa seca.

5ª – Textura com massa corrida – é um processo mais trabalhoso, pois será preciso aplicar a massa corrida, criar a textura, usar gel e só depois fazer a pintura.

Dica: Pense bem antes de utilizar essa técnica, pois a retirada dela é bem complexa.

6ª – Efeito Chapiscado – com certeza a melhor opção para utilizar massas granuladas finas. Os rolos texturizados que darão o efeito da textura. Entre os mais conhecidos estão:

Ranhura – deve ser utilizado espátulas de plástico dentadas, com sulcos que são capazes de fazer ranhuras nas paredes. Dependendo da forma que a espátula for utilizada, será o efeito criado: ondas, listras, entre outras.

Espatulado – para se ter esse efeito é preciso utilizar uma desempenadeira de aço com abas. Será o movimento feito com a mão que dará a uniformidade da textura.

7ª – Textura com gel decorativo – existe no mercado um gel que é capaz de simular vários tipos de texturas como:

  • Rubber – para ter esse efeito é preciso passar o carimbo na parede, ainda com a tinta texturizada úmida, em vários sentidos.
  • Reagging – é a técnica onde se aplica a tinta texturizada na parede e retira o excesso dela com batidinhas com um pano úmido.
  • Frotagge – é a técnica onde pressiona um plástico em cima da tinta texturizada aplicada na parede.
  • Jeans – para dar esse efeito é preciso passar uma escova de cerdas macias, primeiro no sentido vertical e depois no horizontal, após a aplicação da tinta até formar riscos que criam a impressão de jeans.
  • Riscada – para fazer o efeito é preciso utilizar uma escova de cerdas plásticas e esfregá-la na parede em forma de “x”.

8ª – Areia – contém areia em sua composição. Geralmente utilizada em pinturas internas em látex. São encontrada nos tamanhos fino, médio e grosso e se enquadram em duas categorias. São elas:

* Areia pré-misturada – aplicadas diretamente na parede, pois já tem o aditivo presente na tinta.
Utilizadas, geralmente, como textura de texto pois apresentam um acabamento mais grosseiro.

*Areia auto misturada – é uma mistura de tinta e areia e você pode fazer como achar melhor, com grãos mais finos ou mais grossos.

9ª – Pipoca – é exatamente como uma pipoca. É preciso adicionar isopor à tinta, para ter esse efeito. Para fazer essa aplicação é necessário um pulverizador com bicos grandes.

Dica: Paredes com grandes imperfeições são ótimas para esse tipo de efeito. Além de uma camada grossa, ela dá um acabamento perfeito.

10ª – Casca de laranja – é um efeito muito usado na parte externa. Um dos principais motivos é que, mesmo não sendo tão áspera, ela é muito durável e fácil de ser retirada.


Quais as vantagens da tinta texturizada?

Depois de conhecermos um pouco sobre os tipos de texturas, vamos entender quais as principais vantagens e benefícios e utilizar a tinta texturizada. Entre as principais estão:

* Contribui na dissipação da água, pois reduz o fluxo que escorre pela superfície das paredes aplicadas;
* Cobertura das imperfeições na aplicação de rebocos nas paredes;
*Economia, pois geralmente necessita de apenas uma demão de tinta e é mais barata que o papel de parede;
* Ajuda na diminuição de mofos e alcalinidade nas paredes, além de poder ser limpas apenas com detergente;
* É uma ótima opção para quem quer mudar a cara de um ambiente de forma rápida e econômica.


Se você gostou das sugestões e ficou com vontade de conhecer a tinta texturizada, não deixe de falar com a Lourescolor, com toda certeza terá alguém para lhe auxiliar e sugerir a melhor opção para seu projeto.

Gostou do artigo de hoje? Então continue acompanhando o blog para ter acesso a mais conteúdos como este. 

Veja também: 
Tinta para usar na parede: Saiba qual é a melhor opção

Todos nossos conteúdos

textura granulada

Você conhece a textura granulada?

Hoje, uma das grandes tendências em decoração é a textura granulada. Quando se trata de renovar ou decorar ambientes, a escolha da pintura é uma

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?