No momento de escolher os tipos de tintas para sua casa, escritório ou espaço, você fica com dúvida sobre qual é a mais adequada? Saiba que isso é muito comum, já que existe uma infinidade de marcas e tipos de tintas no mercado nacional e internacional. Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar os tipos de tintas para você escolher a melhor opção para o seu projeto. Então confira e boa leitura!
Primeiramente, o importante é frisar que a pintura não tem somente função estética, mas também serve como uma camada protetora para as paredes, além de trazer uma sensação de limpeza.
Como escolher o melhor os tipos de tintas para cada ambiente?
Os tipos de tintas devem estar adequada ao ambiente em que ela será aplicada, isso por que a fórmula deve ser própria para durar mais tempo no ambiente.
Uma boa dica é antes contratar um arquiteto, esse profissional saberá qual tipo de tinta é ideal para cada ambiente.
Para as paredes externas as tintas devem ser resistentes aos impactos do clima e do tempo. Por conta disso, as tintas acrílicas, Epóxi e sintéticas são as mais adequadas, por exemplo.
Para ambientes internos, o ideal é escolher tintas mais leves e menos resistentes, pois facilitam a limpeza após a pintura e podem ser facilmente trocadas posteriormente.
Agora que já viu como escolher o tipo de tinta ideal para ambientes internos e externos, quais são as especificidades de cada uma ? Então continue lendo!
Antimofo e antimaresia:
Esse tipo de pigmento é ideal para conservar superfícies expostas a umidade e maresia, portanto é a melhor opção para ambientes de área litorânea, além disso, esse tipo de tinta pode ser usada tanto para fachadas, quanto para paredes internas.
Para tetos de banheiro o ideal é utilizar tinta antimofo.
Tinta lavável:
É perfeita para ambientes que têm grande fluxo de pessoas, como escolas e creches, já que é resistente a limpezas, disponível apenas em acabamento acetinado.
Dica: Se você possui filhos, compensa investir nesses tipos de tinta, pois facilita muito na limpeza de casa.
Tinta isolante térmica:
Esse tipo de tintura é ideal para telhados cerâmicos ou lajes, ela forma uma proteção impermeabilizante.
Dica: Escolha cores claras para pintura de telhados pois a cobertura reflete a luz solar, deixando o ambiente mais resfriado.
Tinta epóxi:
Ideal para ambientes úmidos e molhados, como banheiros e cozinhas, além disso, se você deseja reformar sem trocar revestimentos, essa tinta pode ser utilizada em pisos e azulejos e inclusive é resistente a produtos químicos.
A tinta epóxi é fabricada de duas formas: a base de solvente (resistente a abrasão e produtos químicos e ficar em contato direto com água, mas não é a mais indicada para pintura de piscinas) e a base d’água (tem boa aderência a superfícies lisas e é resistente à umidade, sendo indicada para pintura de azulejos).
Tinta óleo:
É indicada para aplicação em madeira. Ela possui um bom rendimento dependendo do tamanho do ambiente.
Tinta emborrachada:
Ideal para ambientes que se deseja isolamento acústico essa tinta possui boa aderência e redução térmica, além de poder ser utilizada em ambientes externos e internos.
Antibactéria:
Como o próprio nome já diz, esse tipo de tintura elimina bactérias. É indicada para áreas da saúde e de grande circulação de pessoas como hospitais, clínicas e escolas, pois sua fórmula possui agentes antibacterianos que eliminam até 99% das bactérias.
Mas atenção, antes de comprar esse tipo de produto verifique se ele possui o selo de aprovação da ANVISA.
Látex PVA:
Ideal para áreas internas que passam por manutenção e mudanças constantes,além disso, possuem tempo de secagem rápida e não apresenta forte odor. Porém, esse tipo de tintura não tem resistência à água e pode formar bolhas caso haja umidade no local da aplicação.
Tinta Esmalte:
Esse tipo de tinta é feira à base de óleo. Indicada somente para madeiras superficiais de ferro e madeira, pois não é solúvel em água.
Texturizada:
Indicada para disfarçar imperfeições na superfície das paredes e pode ser aplicada diretamente no reboco por ter uma consistência mais grossa.
Magnética:
Ideal para fixação de ímãs.
Acrílica:
Possui grande elasticidade e secagem rápida. Ela possui três tipos de acabamento: fosco, semibrilho e acetinado. A tinta acrílica e indicada pra áreas externas e internas.
Tinta para piso:
Como seu próprio nome já diz, é ideal para pintura de pisos por possuir grande resistência a atritos e a água.
Depois de escolher a tinta vem outra dúvida: Qual o tipo de acabamento escolher ?
Para te ajudar nessa escolha, aqui vão algumas dicas sobre os três tipos de acabamento:
- Fosco: esse tipo de acabamento é ideal para disfarçar imperfeições, porém pode manchar facilmente, o que dificulta a sua limpeza;
- Acetinado: indicado para paredes livres de imperfeições pois evidencia todos os defeitos presentes na superfície, também é de fácil limpeza e tem acabamento bonito.
- Semibrilho: é de fácil limpeza e possui leve brilho, por isso também evidencia defeitos na superfície da parede.
Tinta tem que ser de qualidade!
Depois de escolher qual é o tipo de tinta ideal para a pintura do ambiente desejado, não esqueça de comprar um produto de qualidade, que atenda às suas necessidades e que tenha boa procedência.
Por isso, se você busca por uma loja de tintas que atenda a todos esses critérios e que atue em Ponta Grossa e região, conte com a Loures Color! Com anos de experiência, nós oferecemos todos os tipos de tinta para a pintura.
Além disso, temos uma equipe capacitada que se preocupa com o bem-estar dos nossos clientes.
Conheça nossos produtos e compre no conforto da sua casa clicando AQUI!
E aí, gostou do artigo desta semana ? Então acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como este!
Veja também: