Saiba como escolher o tipo de tinta para o acabamento

Tipos de tinta


Escolher o tipo de tinta para o acabamento das paredes é uma etapa bem importante na hora de concluir sua reforma ou construção. Essa tarefa é, também, a peça-chave na decoração do ambiente.

Mas lembre-se, escolher a tinta certa para cada ambiente não é só questão de estética, pois essa escolha poderá garantir uma maior durabilidade e impedir um retrabalho e um desgaste antes do tempo.

Nesse artigo vamos conhecer os tipos de tinta para o acabamento da sua reforma ou construção, além de saber como fazer a escolha certa dentro das suas necessidades e objetivos.


Como escolher o tipo de tinta para o acabamento

Para ajudar na escolha da tinta certa paro o acabamento de seus ambientes, listamos algumas dicas, confira:

1º – Faça um planejamento – antes de escolher o tipo da tinta é preciso analisar o ambiente que será pintado. É preciso verificar o estado das superfícies, se está bem-acabada ou com imperfeições e deixá-las preparada para receber a tinta.

2º – Considere a superfície que será pintada – se elas são internas ou externas, se serão pintados os azulejos ou somente a parede de alvenaria ou madeira. Como já falamos, em todos os casos é importante a preparação da superfície antes de aplicar a tinta.

3º – Defina o tipo de tinta – para cada superfície e objetivo existe um tipo de tinta, portanto faça a sua escolha de qual irá usar antes de escolher a cor.

4º – Defina as cores – talvez seja a parte mais legal e a que ficamos mais ansiosos para executar. Lembre-se que as cores podem influenciar o bem-estar das pessoas, dependendo do ambiente em que elas forem aplicadas. Antes de definir a cor, faça testes de tinta para ver se realmente irá ficar bom. Para saber mais sobre isso, clique AQUI.

5º – Considere a iluminação – a iluminação do ambiente é bem importante, por isso faça o teste da cor da tinta em horários diferentes e com iluminação variada. Quanto mais natural a luz usada, mais verdadeira a cor irá se mostrar.

6º – Escolha as ferramentas certas – Você irá precisar de ferramentas específicas. Por exemplo, tetos e paredes podem ser pintados com rolo, já as guarnições exigem o uso do pincel. A escolha da ferramenta certa irá influenciar no rendimento da tinta e no tempo gasto de trabalho.

7º – Calcule a quantidade de tinta – para evitar desperdícios, é bem importante saber a medidas das paredes e espaços que serão pintados antes de comprar a tinta. Se você não sabe fazer esse cálculo, opte por empresas que podem te ajudar nisso.

Qual o tipo certo de tinta para acabamento?

Não existe um tipo certo ou errado de tinta para pintar seus acabamentos. Existe a tinta certa para o lugar certo.

A escolha deve ser feita de acordo com cada ambiente dentro daquilo que você está buscando.

Entre as tintas mais usadas em acabamento, estão: brilho, semi brilho, acetinada e fosca. Vamos conhecer cada uma delas. Confira:


Brilho

Como o próprio nome diz, o acabamento com tinta brilho irá trazer uma aparência mais brilhante para seu ambiente. Ela é utilizada para pintar portas, janelas, batentes e detalhes em gesso. Não é muito recomendada para pintura de paredes ou tetos, pois tendem a mostrar mais os defeitos e imperfeições, devido ao seu brilho.

Resistente e fácil de limpar, a tinta brilho terá uma durabilidade de acordo com as condições de aplicação e do ambiente, além da quantidade de tinta usada em cada superfície. O número de demãos varia de duas a três para esse tipo de acabamento.


Semibrilho

Se você está buscando cores intensas, fácil limpeza e longa durabilidade, as tintas semi brilho são as ideais.

Geralmente os acabamentos pintados com essa tinta são aqueles que têm criança ou animais, justamente por ser fácil de limpar.

O acabamento semibrilho deixa a parede com um nível intermediário de brilho e, por isso, é muito usada em locais com alta umidade e que sejam lavados com frequência.

Outra particularidade das tintas semibrilho é que elas evitam a proliferação de mofo.


Acetinada

A tinta acetinada é usada para quem está buscando um toque de suavidade no ambiente, com um brilho discreto e fácil de limpar.

Elas são ideais para serem usada em quartos e salas de estar em cores mais claras, já que as escuras são mais difíceis de retocar. As tintas acetinadas são versáteis e resistentes à umidade.

Mas muita atenção na hora de usá-la, pois geralmente ela precisa de mais demãos que os outros tipos de tinta para ficar adequada. Esse tipo de tinta pode ser usada em paredes, rodapés e portas.

Fosca

A tinta fosca é recomendada para paredes com imperfeições, pois ela tem ótima cobertura e consegue disfarçar pequenos defeitos, rachaduras e ondulações na parede.

Recomendada para paredes e tetos, pois tem uma aparência aveludada. Evite usar esse tipo de tinta em acabamentos de cozinha, banheiros e áreas de serviço, pois ela não é resistente a umidade e, em contato com a água, pode criar bolhas e depois descascar.

Uma boa dica para usar a tinta fosca nos acabamentos, é em projetos de interiores. Sabe aquela parede lousa? É feita com tinta fosca e fica bem legal em salas, cozinhas, escritório e nos quartos.



Conclusão

Como vimos, o tipo de tinta para os acabamentos de uma reforma ou construção, poderá variar de acordo com o seu objetivo e gosto, ambiente que será pintado e necessidade de cada caso.

Lembre-se que é recomendado que todo tipo de pintura seja reaplicado em intervalos de 2 a 5 anos, antes que comecem maiores desgastes. E, antes de começar a pintar, deixe a superfície preparada para receber a tinta.

Procure sempre fazer um bom planejamento antes de começar qualquer serviço de pintura, independentemente se será feito por um profissional ou pelo próprio morador da casa. Fazer uma programação de quantidade de tinta e acessórios, vai ajudar a não ter gastos demasiados e nem desperdício de material.

Se você não é profissional, ou está contratando um, procure sempre uma empresa especializada para que ela possa orientar no tipo e na quantidade de tinta que você irá precisar.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual tinta usar, clique AQUI.


A LouresColor está preparada e esperando você para fazer essa consultoria, além de comercializar as tintas de ótima qualidade e contar com os melhores profissionais do mercado.

Veja também:
Pintura De Piso: Tudo Que Você Precisa Saber

Todos nossos conteúdos

textura granulada

Você conhece a textura granulada?

Hoje, uma das grandes tendências em decoração é a textura granulada. Quando se trata de renovar ou decorar ambientes, a escolha da pintura é uma

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?