Que tal pintar as portas e janelas de madeira da sua casa e dar um up no visual de todos os ambientes?
Pintar a casa é um modo tradicional e eficiente de renovar os ambientes, pois irá dar uma cara nova e destacar cômodos e aberturas.
Hoje vamos falar sobre a pintura de portas e janelas, que são partes essenciais de uma casa e merecem cuidados.
Passo a passo para pintar portas e janelas
Quem está pensando em renovar as portas e janelas da casa, precisa prestar muita atenção no preparo da peça antes de começar a pintura. Aliás, uma boa preparação ajudará na durabilidade da tinta e manterá suas peças bonitas por mais tempo. Portanto, vamos listar algumas dicas para ajudar nessa missão.
1º – Escolha a porta ou a janela que será pintada
Para saber que tipo de material usar, tanto para preparar a superfície, quanto para pintar, é preciso identificar se ela é uma porta ou janela interna ou externa. Isso quer dizer, se ela vai estar exposta ao tempo como sol, chuva, ventos e frio, ou se ela ficará dentro de casa sem essa exposição. Cada uma delas terá um preparo e tinta diferente para usar.
2º – Prepare a superfície
A superfície que será pitada tem que ser preparada adequadamente antes de receber a tinta. As portas e janelas devem ser bem lixadas para que seja removido todos os resíduos de pinturas anteriores e farpas de madeira.
Além de lixar, é preciso verificar se existem imperfeições na madeira, como rachaduras e desníveis. É importante que esses reparos sejam feitos nesse momento. Uma dica é usar Massa para Madeira à Base de Água para fazer esses detalhes.
Depois de lixada é preciso retirar toda a poeira acumulada para que isso não prejudique na hora da pintura. Você usa um pano umedecido em água.
Se ele tiver pintado com verniz, é preciso fazer uma avaliação antes. Se a pintura estiver conservada, só lixar, tirar a poeira e passar a tinta. Agora, se ela estiver descascada, será preciso usar um removedor com um pincel. Retire a massa formada com cuidado para não danificar a madeira, depois que o removedor fizer efeito.
O excesso do removedor deve ser retirado com o thinner. Depois é só aplicar um fundo branco fosco ou um sintético nivelador, deixar secar e lixar para receber a nova tinta.
3º – Escolher a tinta certa
Quando falamos em escolher a tinta, não é somente escolher a cor dela, é escolher o tipo adequado para o local que será pintado. A escolha da tinta irá fazer toda a diferença no acabamento e no resultado final da sua pintura de portas e janelas.
Utilizar as melhores tintas implica em alguns fatores muito importantes, como garantir a durabilidade da pintura, por exemplo. A melhor tinta é aquela que reúne as características para ser usada no material escolhido para pintar: a qualidade do produto, a indicação correta e a cor indicada.
Agora atenção para essas duas situações:
– Se a pintura for externa – nesse caso é preciso levar em consideração a resistência da pintura e da tinta que será utilizada. Se ela for externa, é preciso contar com as intempéries climáticas, como sol forte, chuva, vento e todos os tipos de clima. Nesse caso opte por tintas acrílicas, esmalte sintético e verniz.
– Se a pintura for interna – já no caso de as pinturas serem internas, você pode escolher entre a tinta óleo, que apresenta secagem rápida, ou tinta epóxi base água, que tem uma boa resistência e limpeza ao dia a dia, sem contar que não tem cheiro.
As tintas esmaltes sinteco, verniz e látex, também podem ser utilizadas na pintura interna de portas e janelas.
4º Como escolher a cor certa
Para garantir um bom resultado, siga essas dicas na hora de escolher a cor certa para as suas portas e janelas. Confira:
– Use a mesma cor das paredes – geralmente as paredes são brancas, cinza ou palha, portanto, opte pela cor mais predominante nas paredes do ambiente. Mesmo que a cor não fique idêntica, devido ao tipo de tinta usado, o importante é que a tonalidade seja a mesma. Essa técnica irá deixar as portas e janelas mais discretas e o ambiente mais leve e homogêneo.
– Quando o piso é de madeira – quando as portas e o piso já tiverem textura e aspecto de madeira, fica bem legal fazer as portas da mesma cor do piso. Essa combinação fará com que o piso interaja com as janelas e portas, preservando o estilo do ambiente, por exemplo.
– Combinando com os móveis – é possível fazer essa combinação, mas é importante ter consciências que as portas e janelas vão ficar mais chamativas. Se os móveis forem de madeira, podem permanecer essa cor, mas não deixe o ambiente com madeira demais. Evite essa combinação em cômodos pequenos, pois pode ser muita informação e sobrecarregar o ambiente.
– Cores fortes – evite as cores fortes para não ficar muito exagerado, ainda mais se elas não existirem nem no piso, na parede ou nos móveis. As cores fortes só são recomendadas quando se quer realmente realçar as portas, deixá-las como se fosse um quadro, um objeto de decoração.
4º Iniciar a pintura
Contudo, depois de seguir todos os passos anteriores, chegou a hora de começar a pintar suas portas e janelas.
Você pode contratar um profissional ou fazer você mesmo. Para pintar, você irá precisar dos seguintes materiais:
– rolo de espuma de 9 e 15 centímetros;
– pincel;
– bandeja para pintura;
– tinta;
– diluente;
Para que a tinta fique uniforme, não deixe o pincel encharcado para não escorrer.
Muita atenção para a limpeza dos materiais, pois ela deve ser feita com o próprio diluente. Dessa forma, eles ficarão limpos e sem resquício de tinta e prontos para serem utilizados novamente.
Conclusão
Em suma, renovar a sua casa pintando as portas e janelas é uma ótima opção para quem quer mudar sem gastar muito. Para lhe ajudar na hora de decidir o tipo de tinta e a melhor opção de cor para seu ambiente, chame a Lourescolor. Ela conta com ótimos profissionais habilitados a auxiliar na pintura das suas portas e janelas, internas ou externas.
Veja também:
Saiba como escolher o tipo de tinta para o acabamento