Qual a melhor maneira de pintar madeira?

Se você por acaso precisa dar uma repaginada em sua casa e para isso precisa pintar uma peça de madeira, esse artigo é para você.

Sabemos das complicações que podem aparecer e existir por conta do processo de mudança de cor da peça, já que a madeira pode acabar sugando a tinta.

Por isso, sempre que for lidar com esse tipo de material – seja em portas, bancos ou até mesmo mesas – é preciso uma preparação especial para o ato. E isso vai desde antes mesmo da pintura até a fase de finalização, com secagem ou acabamento.

Além disso, é necessário escolher as melhores tintas para esse tipo de pintura, já que pela superfície absorver líquidos é comum que ela possa absorver também a tintura.

Então, se você está começando a se preparar para a pintura de madeira, acompanhe esse artigo até o final e fique sabendo como escolher o melhor tipo de tinta, como preparar a madeira e como fazer o acabamento para valorizar ainda mais sua peça.

Assim, seguindo as dicas que a Lourescolor estará trazendo para você nesse texto você poderá arrasar na mudança, além de fazer a melhor pintura possível.

Quais os melhores tipos de tinta para pintar madeira?

No mercado atual, você encontrará três tipos diferentes de tinta para fazer as pinturas de madeiras. 

Os três são: 

  • tinta látex;
  • tinta acrílica;
  • tinta laca nitrocelulose.

Mas, apesar das três terem o mesmo uso final, cada uma delas possui características e funções diferentes, além do modo de finalização.

Portanto, saiba bem qual delas poderá atender o que você precisa.

Tinta látex

Apesar de ser muito utilizada em artesanato, a tinta látex pode ser utilizada para pintar grandes peças de madeira – como portas, mesas e bancos. Sua aplicação pode ser feita por meio de pincéis ou rolos.

Porém, por ser uma tinta feita à base de água, ela é mais indicada para casos de objetos de madeira que estejam longe de umidade e não recebam a luz solar direta.

Tinta acrílica

Apesar de serem parecidas, a tinta acrílica e a tinta látex tem diferença de fixação na madeira e, assim, garantindo maior impermeabilidade. Para pintar, você pode usar pincel, pistola de pintura ou rolo.

A tinta acrílica é indicada para móveis que ficam do lado de fora de casa ou em ambientes úmidos como banheiro ou lavanderia.

Tinta laca nitrocelulose

Sendo a tinta com secagem mais rápida entre as três, a tinta laca nitrocelulose é uma tinta que consegue se fixar mais rápido ao pintar madeira. Com muitas opções de cores, elas podem ser encontradas em versões foscas ou brilhantes.

Contudo, por ser uma tinta não solúvel em água, para fazer a aplicação você necessitará de equipamentos de proteção. 

O que eu preciso de material para pintar madeira?

Apesar de não parecer, pintar madeira não precisa de muitos materiais específicos. Isso porque o maior problema da pintura é a preparação da madeira e não os materiais usados.

Assim, além das tintas já citadas, você precisará de alguns materiais específicos somente, como massa, lixas e verniz. Desse modo, qualquer outro material utilizado para a pintar madeira pode ser os itens normais de pintura do dia a dia.

Então anote agora o que você precisará para pintar o seu item de madeira: 

  • lixas para madeira de número 100 e 180 – de preferência aos números maiores porque são mais finas;
  • massa para reparo em madeira;
  • tinta látex, acrílica ou laca nitrocelulose;
  • verniz protetor de madeira;
  • rolo de espuma;
  • pincel de cerdas;
  • pano limpo;
  • papelão ou jornal para cobrir o chão possíveis sujeiras;
  • luvas e máscaras para você se proteger de sujeiras.

Como preparar a madeira para pintura?

Como supracitado, aqui talvez seja o momento mais importante para a pintura da madeira acontecer. Isso porque é comum que as madeiras que serão pintadas já tenham uma pintura antiga e, desse modo, precisam ser limpas antes da pintura.

Então, primeiro comece lixando a madeira para eliminar essa pintura antiga. Como supracitado, use lixas de número 100 e 180, para assim remover a tintura. Além disso, lixe o móvel todo para eliminar as imperfeições.

Após acabar essa primeira parte, aplique massa nas rachaduras e imperfeições. Após você lixar tudo, você perceberá se existem rachaduras ou buracos. Se você encontrar essas imperfeições aplique a massa para cobrir os espaços. Espere a massa secar e lixe novamente, deixando a madeira toda no mesmo padrão.

Antes de você pintar a madeira, você deverá passar o pano limpo para limpar toda a estrutura e não deixar que a poeira após ser lixada interfira na pintura. Cuidado para o pano não estar muito molhado, já que isso pode deixar a madeira molhada.

Com a área a ser pintada protegida, chegou a hora de colocar os jornais e papelão onde você colocará a madeira. Isso dará segurança para você pintar. 

Madeira preparada, como irei pintar ela?

Com tudo preparado, tintas escolhidas e a madeira preparada, prepare-se para pintar a madeira.

Então, primeiro deixe tudo organizado para não fazer bagunça procurando pincéis, rolos ou cores.

Agora, veja as instruções na embalagem de sua tinta escolhida – já que podem ser diluídas em água ou não, depende da marca e do tipo que você escolheu. Desse modo, essa fase é feita conforme a tinta escolhida para pintar a madeira.

Após isso, comece a aplicar a tinta de forma igual e em sentido único, para que fique uniforme e esteja todo objeto pintado. Espere a tinta secar e, se achar necessário, aplique uma nova demão.

Depois de pintar, você terá que lixar novamente a peça para tirar as imperfeições que o excesso de tinta pode trazer em alguns pontos. Assim, use a lixa mais fina que você encontrar e não faça força.

A última fase para você pintar sua madeira é a aplicação de selante e verniz. Isso faz sua peça ficar ainda mais bonita e brilhante. Porém, cuidado para comprar selante e verniz que podem ser aplicados sobre a tinta que você escolheu.

Para ter todas as suas dúvidas resolvidas, receber mais dicas e até mesmo ter ajuda nas escolhas, venha já para a Lourescolor. Localizada no coração de Ponta Grossa, temos uma equipe altamente treinada e preparada para te ajudar, além de uma diversa gama de tintas para você escolher.

Veja mais:

Vai Pintar A Casa? Então Aprende Como Escolher As Cores

Todos nossos conteúdos

CIMENTO QUEIMADO

Conheça o cimento queimado

O cimento queimado, que outrora era visto apenas em construções mais rústicas e industriais, conquistou o universo da decoração de interiores, ganhando lugar de destaque

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?