Você conhece os tipos de tintas que existem?

As opções de tintas no mercado são muitas, mas você conhece todos os tipos de tintas que existem?

A pintura de uma construção é uma das etapas mais importantes para o acabamento e andamento da obra. 

Ou seja, a pintura é o momento que você pode dar sua personalidade a edificação e, desse modo, criar a sua cara para sua obra.

Desse modo, ao usar a tinta de forma correta, com seu uso específico de cada tipo – látex, a óleo e afins -, você garante que sua edificação se destaca de outras.

Porém, você conhece todos os tipos e quais os usos que cada uma delas deve ter? Além disso, você sabe quando não usar algum tipo dela?

Se você pretende aprender mais sobre os usos de tintas, para quais tipos elas são melhores de serem usadas e como valorizar ainda mais as suas pinturas, esse artigo é para você.

Assim, lendo nossas dicas, você terá a certeza que não irá cometer erros em nenhum projeto.

Mas, por que é necessário conhecer os tipos de tintas?

Bem, é importante conhecer os tipos de tintas por diversos motivos, já que cada tipo possui uma composição específica que, de acordo com a superfície que você irá usar, pode ser melhor ou pior para o seu uso.

Por exemplo, uma tinta que é específica para áreas secas é diferente de uma tinta usada para áreas molhadas, já que essas superfícies ficam expostas a diferentes condições de tempo e uso.

Ou seja, cada tipo de ambiente exige um tipo específico de tinta, de acordo com as necessidades existentes e como cada um deles será usado.

Outro exemplo comum é a diferença que você terá em tintas usadas em cozinhas e quartos, já que o primeiro ambiente é um ambiente mais úmido e, por isso, uma tinta com resistência à umidade é necessária. No segundo cômodo, uma tinta de secagem rápida e fácil de limpar é o mais indicado.

Assim, é importante sempre estar lendo as indicações no rótulo das tintas, já que nele estão as indicações corretas para o uso de tintas, desde paredes internas ou externas, uso no dia a dia, facilidade de limpar e até mesmo a eficiência quanto a umidade.

Até porque, não é porque uma tinta possui aditivos que potencializa a ação impermeabilizante que significa que ela é impermeável. Esse aditivo serve somente para prevenir problemas como descascados, mofos e infiltrações.

Por isso, é importante saber para quais usos a tinta é utilizada e como elas podem ser aplicadas corretamente.

Quais os usos das tintas?

Bem, as tintas têm diferentes usos no dia a dia das pessoas. Com composições e fabricação de diversos modos, as tintas em seus diferentes tipos têm um objetivo principal: colorir, embelezar e proteger paredes, fachadas, pisos e muros. 

De modo geral, elas atuam como uma proteção extra dos locais onde são aplicadas, aumentando o valor de mercado e a durabilidade de uma construção.

Por exemplo, para se ter ideia, na alvenaria, a tinta ajuda a evitar problemas como absorção de umidade, evitando o acúmulo de sujeira e mofo.

Outro exemplo é em materiais feitos de ferro que a tinta tem mais uma função: evita a corrosão dos elementos.

Para madeira, o papel impermeabilizante é importante, já que ele prolonga a durabilidade do material, além de embelezar.

Há também no mercado um tipo de tinta com ação protetora contra incêndios, que ajudam a evitar as chamas de se espalharem.

E quais os tipos de tintas que existem?

No Brasil só existem, oficialmente, quatro categorias de tintas. Todas elas são regularizadas nas diretrizes da NBR 15079, sendo divididas em: econômicas, standard, premium e super premium.

Assim, as marcas devem sempre se enquadrar nessas categorias para criar as cores e novos estilos de tintas.

Agora, explicaremos os diferentes tipos de tintas.

Tinta econômica

As tintas econômicas são, como o nome sugere, tintas com opções mais baratas e tem como principal característica o preço acessível.

Contudo, é importante reforçar que a categoria oferece uma tinta de menor rendimento, precisando aplicar mais demãos para obter um melhor acabamento.

Além disso, o nível de abrasão é baixo e com menor resistência à intempéries, não sendo indicada para pinturas externas.

Tinta standard 

Na tradução livre, a tinta standard significa “tinta padrão”. Por isso, pode ser considerada uma tinta de qualidade intermediária e, por isso, possui um valor mais alto que a tinta econômica. 

Podendo durar até três anos, essas tintas são uma ótima escolha para espaços internos. Além disso, as tintas standard apresentam um rendimento relativamente elevado, com acabamento fosco e excelente cobertura.

Tinta premium

Até pouco tempo atrás, essas eram as melhores opções disponíveis no mercado para pintura. Para efeito de comparação, essas tintas podem durar até cinco anos e são mais indicadas para áreas externas.

Com um acabamento muito superior aos outros tipos, elas não necessitam de repintura por um bom tempo. Contudo, o preço delas é muito mais elevado em comparação aos outros tipos de tinta.

Tinta super premium

As tintas super premium são as que entregam as melhores qualidades quando o assunto é pintura, seja interna ou externa. Com um rendimento superior entre todos os modos de tintas, elas possuem diferentes tipos de acabamentos, sendo eles fosco, semi-acetinado, acetinado ou semibrilho. 

Elas rendem cinco vezes mais resistência à limpeza que uma tinta standard, inclusive em relação à ação do sol e da chuva.

Posso usar qualquer um dos tipos de tinta nas paredes?

Se você for levar somente essa definição dos quatro tipos de tintas você pode usar qualquer tipo nas paredes.

Apesar delas serem divididas em diferentes tipos dentro delas, você pode escolher conforme o seu uso.

Se você pretende investir em uma pintura especial para sua casa, é necessário conhecer mais do que você irá pintar e onde estará a parede.

Assim, você pode vir para a Lourescolor, no coração de Ponta Grossa, e pedir ajuda para nossa equipe de profissionais que estará à disposição para te auxiliar a selecionar as melhores tintas para você.

Veja mais:

Qual a melhor maneira de pintar madeiras?

Todos nossos conteúdos

CIMENTO QUEIMADO

Conheça o cimento queimado

O cimento queimado, que outrora era visto apenas em construções mais rústicas e industriais, conquistou o universo da decoração de interiores, ganhando lugar de destaque

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?