Paredes com cimento queimado

Um dos tipos de pintura que mais tem aparecido em paredes nos últimos anos é o famoso cimento queimado. Apesar de parecer algo simples, essa pintura requer uma técnica especial.

Dando um efeito sofisticado para a parede onde ela é aplicada, a pintura de cimento queimado tem outras vantagens além da beleza.

Por isso, ao usar da maneira correta, você consegue criar uma decoração de estilo industrial, além de em lugares com cômodos amplos e sem muita divisão ser uma boa opção para agregar na decoração.

Assim, você tem uma boa opção para destacar uma parede com uma textura especial, trazendo uma personalidade para o espaço.

Então, se você procura uma maneira de pintar a parede de sua casa que seja bonita, sofisticada e com personalidade, esse artigo é para você.

O que é o cimento queimado?

Embora o nome sugira que envolve combustão ou fogo, o cimento queimado não precisa de nenhum tipo de queima.

O nome carrega a expressão “queimado” devido ao processo que era feito antigamente. Esse antigo processo era feito para que, devido a quantidade de cimento que era jogado no lixo, o cimento tivesse mais utilidade.

Assim, a expressão “queimado” era para falar que parte do cimento ia para o lixo. Polvilhando cimento sobre a massa ainda úmida, o cimento era queimado para ser utilizado mais uma vez.

Hoje em dia ter uma parede de cimento queimado é um processo muito mais simples e fácil. 

É possível usar até mesmo tintas que simulam o acabamento do cimento queimado, e o resultado é o mesmo.

Então, com o desenvolvimento da tecnologia da pintura, o cimento queimado deixou de virar uma técnica para reaproveitamento de material para virar uma cor de tinta.

Nos últimos anos, essa pintura tem ficado cada vez mais popular, já que ela é uma técnica muito versátil, podendo ser aplicada em paredes, piso e até mesmo no teto.

Outro ponto muito importante para essa popularidade é que, mesmo sendo um acabamento com clima industrial, ele combina bem com diversos materiais, podendo criar decorações charmosas sem perder a elegância. 

Mas lembre, como existem tintas que simulam o cimento queimado hoje em dia, é comum encontrar diversos tons para pintar. Então, escolha o que melhor se encaixa no seu projeto e aproveite o minimalismo das cores para criar ambientes diferentes.

Dicas para escolher os tons de cimento queimado

Bem, como supracitado, existem diversos tons de cimento queimado presentes no mercado atual.

Assim, para criar a decoração do modo que você deseja, é necessário que você saiba algumas coisas. 

Os tons mais claros tem uma facilidade em combinar com tons pastéis ou monocromáticos. Essa combinação de cores mais claras pode gerar um ambiente agradável e bem minimalista.

Além disso, o contraste que pode ser produzido entre a pintura e telas – como televisores – pode gerar ainda mais elegância para o ambiente.

Já se você apostar em um tom mais escuro de cimento queimado, é possível produzir um ambiente contrastado com móveis coloridos ou uma composição de quadros.

Outro aliado para esse contraste é a criação de uma parede com mais um padrão de cores. Ou seja, usar o cimento queimado aliado a uma outra padronagem de cor, criando o color blocking.

Então, tudo basta de como você vai querer usar o cimento queimado e, desse modo, achar o melhor modo de adaptar ele a sua necessidade.

E como fazer cimento queimado?

Existe mais de uma maneira de fazer o cimento queimado. Existe o modo tradicional, ao polvilhar o cimento que iria ser jogado fora em uma massa ainda úmida para gerar o efeito. Esse método é mais comum de ser usado em pisos.

Também existe a técnica mais fácil: escolher a tinta do tom desejado e aplicar em sua parede, como todas as outras pinturas que podem ser feitas em sua casa. 

Assim, usando lixa para preparar a parede, protegendo rodapés, interruptores, tomadas, portas e afins.

Às vezes usar essa técnica pode dificultar para alcançar o acabamento desejado, já que dependendo do ambiente pode ser necessário muitas demãos para a finalização da pintura.

E ainda existe um terceiro modo de realizar essa técnica. A última, mas não menos importante, é a pigmentação da massa acrílica.

Com a massa acrílica despejada em um pote – aquela comum, usada para cobrir imperfeições na parede – inclua o pigmento preto e água, misturando até chegar ao tom desejado.

Essa mistura pode levar algum tempo para ser feita, mas pode trazer um efeito único, diferenciando de todos os outros que você encontrará em lojas.

E, para finalizar esse último modo, é necessário aplicar uma resina fosca para finalizar a pintura, trazendo ainda mais beleza ao cimento queimado.

Quais as vantagens de usar o cimento queimado?

Você tem algumas vantagens ao usar o cimento queimado na pintura. Seja no teto, nas paredes ou no piso, a técnica usada pode dar um tom diferente à sua casa, além de uma proteção maior nas paredes – já que algumas tintas incluem proteção antimofo.

Então, para você conhecer mais das vantagens, explicaremos abaixo outros pontos que você pode ganhar ao usar a pintura.

Acabamento prático

Como supracitado, o cimento queimado tem um acabamento bem prático, podendo ser utilizado com diversas decorações.

Então, por não fazer necessário o uso de rejuntes ou peças, o acabamento é rápido e pode economizar tempo e dinheiro para finalizar a pintura.

Baixo custo

A tinta tem um custo baixo, sendo mais acessível que outros revestimentos.

A obra costuma ser mais barata, pois além do valor da tinta, ela tem uma aplicação rápida que gera menos tempo de obra.

Efeito moderno

Como você sabe, o cimento queimado é um dos tons mais utilizados nos dias atuais e, desse modo, está presente no dia a dia de diversas maneiras.

Assim, se você deseja ter um acabamento moderno, pode ser a melhor opção para você.

Versátil

Por ser um tom neutro, pode ser usado de diversas maneiras diferentes e, assim, pode estar presente em mais de um cômodo da sua casa.

Assim, as texturas podem ser incluídas como parte da decoração ou até mesmo sendo apenas um complemento para a casa. 

Se você deseja encontrar o melhor tom de cimento queimado para o seu projeto, venha já para a Lourescolor. Localizado no centro de Ponta Grossa, nossa loja possui uma equipe de profissionais que podem te auxiliar nas melhores escolhas.

Veja mais:

Quais Características Dos Tipos De Tintas?

Todos nossos conteúdos

CIMENTO QUEIMADO

Conheça o cimento queimado

O cimento queimado, que outrora era visto apenas em construções mais rústicas e industriais, conquistou o universo da decoração de interiores, ganhando lugar de destaque

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?