Problemas com mofos? Uma tinta pode ser a solução

Um dos maiores problemas em casas e apartamentos é o aparecimento de mofos nas paredes. Mas, você sabia que a tinta que você usa pode ser a solução?

Isso se dá de forma simples, já que alguns modelos de tintas presentes no mercado atual são as tintas impermeabilizantes ou tintas emborrachadas. Esses tipos de tintas tem em sua composição uma tecnologia que evita o aparecimento de mofos nas paredes.

Afinal, os mofos – fungos e bactérias que aparecem em ambientes úmidos – não são problemas somente para a estrutura das edificações, mas também são problemas para a saúde dos usuários, trazendo riscos de alergias diversas e doenças do trato respiratório, além de tirar toda a beleza do local.

Assim, com um excelente custo benefício, é recomendado a utilização de tintas especiais em ambientes que podem acumular umidade e, por esse motivo, gerar mofos e fungos.

Então, se você tem problemas com mofos ou quer evitar o possível aparecimento de mofos, esse artigo é para você.

Aqui iremos explicar as vantagens do uso desses tipos de tintas, além de explicar porque não se deve apostar em soluções caseiras ou temporárias.

O que são mofos?

Bem, os mofos são causados por acúmulo de umidade nas paredes, o que causa o aparecimento de fungos e bactérias e, assim, a criação do mofo.

Esse acúmulo de umidade pode ter diversos motivos, já que pode estar ligado a problemas estruturais – como canos furados ou imóveis planejados de forma errada que geram poças de água – até mesmo a ação do tempo no imóvel.

Assim, para eliminar o mofo não basta apenas a utilização de tintas especiais, mas também saber a raiz dos problemas.

Então, para achar a raiz do seu problema, procure primeiramente onde a mancha de bolor ou onde a umidade aparece, seja sala, quarto, banheiro ou cozinha.

Desse modo, é preciso analisar primeiro se a parede em questão tem encanamentos ou passagem de água. Se esse for o caso, é fundamental verificar possíveis vazamentos.

Um teste simples é fechar o registro e observar se o ponteiro do relógio permanece girando. Se isso acontecer, o vazamento está acontecendo.

Se a umidade surgiu em uma parede que não tem passagem de água ou encanamentos, o problema pode ser solucionado de forma simples.

Nestes casos, é comum que a tinta impermeabilizante possa ser a solução, já que ela impede o acúmulo da umidade na parede. Esse tipo de problemas com umidade acontecem em regiões próximas ao mar ou em regiões serranas, onde a umidade relativa do ar é grande. 

E por que a tinta pode solucionar meus problemas com mofo?

Bem, a tinta impermeabilizante é um produto que quando aplicada na superfície, revela-se com uma característica elástica de toque acetinado, tendo uma capacidade de proteger a área contra umidade, mofo e infiltrações.

Essa característica elástica forma uma película protetora, capaz de impedir que a infiltração se espalhe e comprometa a saúde da parede e sua estética.

Esse tipo de tinta é indicada para áreas externas, como muros e fachadas, que ficam sob exposição do tempo. 

A tinta impermeabilizante também é recomendada para resolver problemas em ambientes internos, como áreas de serviços, banheiros e cozinhas, sendo os locais que podem reter mais umidade dentro de uma casa.

E, como vantagens, podemos citar alguns motivos para a utilização das tintas impermeabilizantes, além do custo benefício, como supracitado.

Assim, ao utilizar as tintas impermeabilizantes para resolver seu problema com mofos, você também estará contribuindo para a melhora estética de sua casa. Isso porque a tinta tem acabamento sofisticado e acetinado.

Além disso, elas têm uma grande variedade de cores, com uma aplicação fácil e um alto rendimento da tinta.

Desse modo, você terá uma parede com acabamento bonito, podendo usar diversas cores, podendo usar a tinta por mais tempo e até mesmo tendo uma proteção contra o mofo e os fungos.

Como usar as tintas?

Sua aplicação é muito simples, basta que a superfície esteja limpa, devidamente nivelada e sem trincos ou rachaduras.

Elas podem ser aplicadas diretamente na parede, porém, se existir alguma superfície diferente – como rebocos rústicos – é indicado lixar e aplicar um fundo preparador.

É recomendado utilizar pelo menos três demãos em tintas, sendo necessário um espaço de 4h entre cada aplicação.

Fuja das soluções caseiras para o problema com mofos

Se você começar a perceber manchas de mofo nas paredes, é comum que você encontre dicas na internet para soluções caseiras. Nesse caso, fuja dessas técnicas.

Isso porque você pode estar somente retardando o processo de aparecimento de mais manchas ou até mesmo mofo.

Por exemplo, é muito comum que indiquem aplicar papel de parede, textura ou azulejo em uma parede com mofo. Mas isso é uma solução a curto prazo, já que você deve corrigir os problemas da parede antes de tentar aplicar esses processos.

Isso porque essa solução apenas cobre o problema e não o soluciona, trazendo só um alívio visual que perderá o valor após um tempo, já que a umidade continua lá.

Assim, após algum tempo o problema aparecerá novamente. Por isso, é necessário que você resolva o problema de forma prática.

Então, se você quer proteger sua casa contra infiltrações, ajudando a combater o mofo, aposte nas tintas impermeabilizantes da Lourescolor. Localizada no centro de Ponta Grossa, nossa loja conta com diversas cores que poderão proteger sua edificação e os usuários dela.

Veja mais:

Acabe com suas dúvidas para pintar parede de gesso

Todos nossos conteúdos

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?