Tudo sobre pintura airless

As pinturas de paredes de uma edificação são um dos últimos processos ao finalizar uma obra. E, para evitar manchas, ou pinturas escorridas, a pintura airless é uma grande solução.

Esse processo consiste em realizar as pinturas sem ar, como a tradução do termo “airless” indica.

Assim, o equipamento pulveriza o fluido com atomização por pressão, espalhando a tinta de forma igual por toda a parede.

Por isso, o processo evita falhas e manchas, além da tinta escorrida. E, desse modo, realiza a pintura total por igual, sem expelir partes diferentes da tinta nas paredes.

Apesar de não ser tão conhecido, o método já é bem antigo. Com relatos de ser usada desde 1968 nos Estados Unidos, por exemplo.

Além disso, é conhecido por ter diversas vantagens sobre as pinturas comuns, por meio de pincéis.

Então, se você quer entender mais sobre como a pintura airless funciona, onde ela é indicada e quais os materiais utilizados, esse artigo é para você!

O que é a pintura airless?

A pintura airless, como indicado, é uma pintura realizada sem a presença do ar no mecanismo de pintura.

A pistola ou pulverizador utilizado é um equipamento totalmente atomizado, que dispensa a necessidade de utilizar ar comprimido.

Desse modo, a alta pressão dos equipamentos é quem faz com que a tinta seja borrifada. Essa pressão pode variar de 500 a 3000 psi, dependendo do uso.

Então, após as partículas da tinta passarem pelo bico pulverizador, elas são rompidas e, desse modo, se espalham em uma área maior.

A nuvem gerada pela melhor distribuição de tinta é bastante reduzida e, assim, diminui o desperdício da tinta em até 30% por aplicação.

Então, de forma simples de dizer, a pintura airless é a pintura que utiliza de uma super pressão para pintar ambientes. 

Essa pintura é espalhada de forma uniforme, transformando todo o jato em uma nuvem de tinta.

Como realizar a pintura airless?

Não podemos dizer que existe uma fórmula mágica para realizar a pintura, mas existem alguns passos que você pode realizar para ter uma pintura mais rentável.

Lembrando que o objetivo da pintura airless é a diminuição do gasto de tintas, além de deixar a pintura ainda mais uniforme.

Então, realizando esses simples passos você poderá realizar uma pintura melhor.

Treine

Embora pareça ser algo simples de ser realizado, o treino sempre consegue melhorar a técnica e, assim, realizar o processo melhor.

Então pratique em uma superfície antes de ir usar a sua máquina. Isso faz você se acostumar com a pressão e não desperdiçar tinta na pintura.

Espere a massa secar

O processo natural de toda pintura é preparar a parede onde a tinta será aplicada.

Assim, antes de pintar lixe bem a superfície e aplique massa corrida onde for necessário.

Após a massa ficar totalmente seca, aplique a tinta com o jato de alta pressão, assim a tinta não terá chance de escorrer.

Limpe a superfície

A área a ser pintada precisa estar limpa e sem poeira. Por isso, antes de pintar passe um pano para retirar toda poeira que pode existir.

Assim você evita que seja preciso fazer o serviço novamente.

Movimente a mão, sempre!

É importante o movimento da mão ser realizado sempre. Isso porque a mão parada pode expelir um jato maior em uma área e, desse modo, criar uma mancha na parede.

Além disso, só acione o gatilho quando já estiver com a mão em movimento para que a pintura seja uniforme.

Distância correta

É sempre bom lembrar que a pistola não pode estar inclinada para a aplicação da tinta. Isso evita as manchas e o escorrimento da tinta.

A distância entre a pistola e a parede deve ser de 25 a 30 centímetros, isso garante uma cobertura maior para a parede.

Onde posso usar o airless?

A pintura com equipamento airless vale muito a pena onde você ainda não terminou de colocar mobília no cômodo.

Isso porque, com a pintura airless é necessário só proteger o piso, já que ainda não há móveis no ambiente.

Apesar de existir modelos pequenos que são específicos para repintura em casas, o airless não é recomendado quando existem objetos no ambiente.

Isso porque o spray da tinta sempre faz uma pequena névoa, que pode contaminar o ambiente.

Assim, é necessário que o isolamento do mobiliário seja feito, além de tudo que não pode ser pintado. 

Por esse motivo, se você desejar pintar o ambiente com mobiliário já presente, é necessário que você o isole totalmente, evitando que a tinta suje os móveis.

Vantagens da pintura airless

A pintura airless tem algumas vantagens sobre os outros tipos, como supracitado já. Desde evitar manchas ou tinta escorrendo, até mesmo a facilidade e a velocidade para pintar.

Então, conheça as principais vantagens agora. Desde a diferença entre a tinta spray comum e até mesmo a economia na tinta.

Assim, tendo uma alta produtividade garantida pelo processo de alta pressão, variando de 1000 a 7000 libras, tendo um aumento na velocidade da aplicação.

Além disso, usando o airless na pintura você tem uma pintura mais limpa, já que evita o respingo, sem sujar ambientes.

Outra vantagem é a facilidade na operação do equipamento, já que o domínio das funcionalidades faz parte do processo.

Se você quer entender mais vantagens e como a pistola airless é usada, venha para a Lourescolor. Localizado no centro de Ponta Grossa, nossa loja é totalmente preparada para auxiliar você em suas escolhas e na escolha de cores.

Veja mais:

Dicas De Pintura Para Mudar A Casa

Todos nossos conteúdos

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?