Como usar a tinta spray?

Uma das dúvidas mais comuns de quem vai começar a pintar é como usar corretamente a tinta spray.

Assim, ao iniciar um projeto esteja preparado com todos os materiais necessários, como pincéis, protetores, e tintas.

Porém, se um projeto não necessariamente precisa de uma grande quantidade de tinta, uma alternativa muito segura é usar tintas sprays para realizar a pintura.

Ou seja, em alguns casos não é necessário fazer um grande investimento ou preparar a sua casa de uma forma diferente. Isso porque a tinta spray é barata e, em alguns casos, de secagem rápida, deixando apenas um pequeno cheiro.

Se você está buscando ainda mais praticidade ao preparar o seu ambiente para a pintura, você pode encontrar isso com a tinta spray.

Obviamente se o projeto for grande e você não tiver experiência com pintura spray, é comum que você tenha que se preparar melhor para pintar.

Então, se você quer aprender mais sobre a pintura spray, como usar a tinta e quais as suas vantagens, esse artigo é para você.

O que é a tinta spray?

Bem, apesar do nome já explicar, a tinta spray nada mais é que a tinta colocada em um tubo de metal sob uma pressão pronta para ser utilizada. 

Ou seja, essa tinta sai em um spray de pressão, pintando onde for indicado.

E, a título de curiosidade, o funcionamento da lata é bem simples, apesar de ser recomendado ser utilizado apenas por maiores de 18 anos.

Como supracitado, a tinta é adicionada à lata com pressão e, ao pressionar a válvula da embalagem – com o bico – a pressão interna diminui e o líquido se expande, saindo assim pelo bico. É nesse processo que a pulverização da tinta acontece.

Ao apertar o bico, acontece uma mistura de fluidos dentro da lata. Assim, a pressão externa atua dentro da lata e a tinta, juntamente com o gás propelente, entram em contato.

Após isso, o gás é expelido e o produto na medida certa e, desse modo, a pulverização gera a pintura do material.

Dentro da lata existe uma bolinha de metal, que faz a tinta e propelente se misturarem, garantindo que sejam expelidos igualmente. Por isso, é necessário que agite a lata antes de usar.

Para se ter ideia, a maioria das tintas spray podem ser aplicadas sobre quase todos os tipos de materiais, como gesso, madeira, metal, papel, cerâmica e cimento.

Quais as vantagens da tinta spray?

Como supracitado, além dela poder ser utilizado em diversos materiais diferentes, a tinta spray é muito fácil de ser aplicada.

Para ser sincero, é necessário somente que você se atente ao lado correto de utilização da tinta ao aplicar em seu material.

Além disso, é necessário que você sempre agite ela antes de utilizar, isso para que a bola de metal misture a tinta e o gás. 

Então, conheça as vantagens de usar a tinta spray ao pintar e ganhe tempo e economia.

A tinta spray é de fácil locomoção, podendo ser carregada a todos os locais, já que são pequenas e leves.

Além disso, seu tempo de secagem e seu acabamento são imediatos e perfeitos, sendo práticos na aplicação e com um nivelamento excelente.

Nesse ponto, é importante salientar que a prática do pintor é necessária para não existir erros do pintor.

Dicas para melhorar a pintura

Preste atenção na tinta que você comprou, já que existem diferentes tipos e podem ser utilizados para diversos materiais.

Cubra sempre e proteja o local onde vai pintar. Mesmo que a pulverização seja feita de forma direta no material, existem chances de respingos e da tinta escorrer.

Além disso, para escolher as cores – já que são infinitas possibilidades – faça um pequeno teste onde você vai pintar.

Use a tinta para pintar áreas que tenham ventilação. Já que, mesmo de uma forma rápida, a tinta spray também produzem odores.

E lembre, é necessário usar a lata a uma distância de 30 a 40 cm para não haver intoxicação, já que o spray pode voltar ao seu rosto.

Em caso de pintura de móveis ou janelas, proteja as dobradiças ou detalhes em tecidos ou metais com fitas ou panos.

Saiba também que existem mais tipos de tintas, sendo as mais comuns:

  • Acrílica: secagem mais rápida e conhecida como “sem cheiro;
  • Sintético: para superfícies como madeira e ferro;
  • Látex PVA: para uso comum, para paredes internas, umas das mais adquiridas e neutras;
  • Epóxi: mais resistente, produzido sob a base de solvente e água, para finalidades de brilho (acabamento).

Se você quer entender mais sobre as tintas e como escolher elas, venha para a Lourescolor. Localizado no centro de Ponta Grossa, nossa loja está preparada para auxiliar em todas as suas escolhas.

Veja mais:

Tudo Sobre Pintura Airless

Todos nossos conteúdos

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?