Quais as técnicas mais comuns de pintura residencial?

Pintura residencial

Pintar as paredes é uma ótima maneira de alterar os ambientes sem transformar o todo. Ainda mais quando você consegue apostar em técnicas de pintura.

Afinal, nada melhor que dar uma nova cara ao seu lar do que uma cor nova nas paredes, pisos e portas.

Mas, você sabia que é apenas escolher a cor da tinta e sair pintando? Existem técnicas e preparações que podem auxiliar você a chegar no estilo desejado.

Isso porque não é toda e qualquer tinta que irá fixar de maneira correta – ou no estilo que você quer – em qualquer parede.

Ou seja, antes mesmo da pintura acontecer, você deve ter a noção de toda a preparação, limpeza e escolha dos materiais.

Desse modo, você sabendo as dicas estará preparado para não cometer erros e, ao mesmo tempo, surpreender todos os que visitarem sua casa.

Além disso, poderá fugir dos problemas e dos erros mais comuns que você pode ter na hora de pintar sua casa, como visto em nosso último texto.

Então, separa a tinta, coloca a mão na massa e vem com a gente entender as técnicas mais comuns para pintura residencial.

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay.

Quais os tipos de pinturas?

Bem, você deve saber que são diversos os tipos de pinturas e não existe uma regra que impede ela de ser feita em casa ou outro ambiente.

Mas, são algumas técnicas de pintura que usam algumas tintas, pincéis ou até mesmo formato na hora de pintar.

Assim, você pode modificar sua casa, corrigir imperfeições, proteger as paredes e até dar uma nova utilidade ao cômodo – usando tinta lousa, por exemplo.

Desse modo, você pode transformar totalmente a utilização do ambiente e do cômodo somente por dar uma nova cor.

E se você duvidar, é só imaginar a sua casa mudando a cor da sala do branco para o preto. Afinal, o branco passa uma imagem diferente do preto aos olhos humanos.

Além disso, a luz refletida para o ambiente é alterada dependendo da cor da parede, onde ela será refletida e como ela irá ser usada no ambiente.

Quais as técnicas de pintura residencial?

Bem, agora que você já sabe que pode alterar o cômodo total apenas por mudar a cor do ambiente, vamos explicar as técnicas mais comuns e seus usos.

Afinal, uma parede de grafiato não é recomendada para corredores internos de casa, ainda mais se você possuir familiares idosos ou crianças em casa.

Ou seja, é sempre bom você saber essas dicas para as técnicas antes de realizar a compra dos materiais e preparar o ambiente para a pintura.

Grafiato

Talvez essa seja uma das técnicas mais conhecidas, já que é muito utilizada em diversas casas.

O grafiato é uma técnica que proporciona o efeito de ranhuras irregulares, sendo conhecido por ser áspero e, às vezes, arranhar as pessoas mais descuidadas.

Como o grafiato necessita de materiais específicos, o procedimento é bem demorado e é recomendado ser feito por especialista.

Isso porque, após preparar a parede, você deve aplicar o primer acrílico e deixar secar. Após isso, usar uma desempenadeira de plástico para aplicar a massa e, em seguida, utilizar o pente “risca fácil” para realizar o efeito do grafiato.

Esponjado

Diferente do grafiato, o esponjado é uma técnica muito fácil de ser realizada. Isso porque a textura é criada por uma esponja de banho ou louça.

Mas lembre: o estilo da esponja interfere no resultado final. Isso porque cada uma aplicará uma diferente textura à tinta.

E, como supracitado, é bem fácil dessa técnica ser realizada. Basta você aplicar a tinta, deixar ela secar e após isso aplicar a tinta novamente, dessa vez com a esponja, fazendo o movimento para a textura.

Mas cuidado, você não deve aplicar uma grande quantidade de tinta na esponja para que a tinta não escorra na parede.

Escovado

Essa é mais uma das técnicas de pintura residencial que é bem simples de ser feita. Afinal, a textura é realizada, como o nome indica, com uma escova ou até mesmo uma vassoura.

Mas, é necessário que o objetivo esteja limpo e, de preferência, seja novo.

Então, para realizar essa textura, o método é muito simples: aplique uma demão de tinta e deixe-a secar. Após isso, aplique uma segunda demão e, antes desta secar, use a vassoura ou a escova fazendo o movimento na direção desejada pela parede.

Stencil

O stencil é uma técnica usada também em grafites. Esse é responsável por diversos desenhos diferentes, já que é um molde vazado sendo usado para aplicar as tintas.

Ele pode ter diversas camadas e, por isso, consegue dar uma diferença visual ao ambiente, sendo usado para decoração também.

Apesar de ser simples a sua aplicação, já que consiste em uma pintura normal, a criação e corte do stencil é um pouco complicada, sendo recomendado apoio de pessoas experientes.

Pinturas geométricas

Apesar de parecer simples, esse tipo de técnica também tem sua complicação. E esse motivo é semelhante ao item anterior.

Afinal, o desenho montado na parede deve ser feito de forma clara, para que a tinta não escorra e não acabe mudando os tons ou trazendo problemas.

Onde consigo materiais para realizar essas pinturas?

A Lourescolor, localizada no centro de Ponta Grossa, é a melhor opção para encontrar materiais para pinturas, tanto residenciais quanto comerciais.

Afinal, aqui estamos preparados para atender todas as suas necessidades, além de uma equipe totalmente preparada para te auxiliar nas suas escolhas.

Veja mais:

Quais os erros mais comuns ao pintar uma casa?

Todos nossos conteúdos

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?