Antes de começar a reforma, você deve saber a quantidade de tinta que precisa para pintar uma superfície.
Embora pareça uma tarefa fácil, pode ser dificultada se você não souber calcular o volume que será necessário. Sabendo com certeza, é possível reduzir o desperdício de produto, não precisará correr comprar mais e ainda pode economizar.
Outro problema que é solucionado pelo cálculo da quantidade de tinta são os erros de tonalidade. Quando falta produto no meio do trabalho, muitas pessoas optam por tons diferentes das cores escolhidas inicialmente e o estrago é ainda maior. Mas, sabendo com certeza a porção necessária, toda a superfície é pintada, sem perda de tempo ou produto.
Esses detalhes podem garantir um melhor rendimento e mais tranquilidade, especialmente às pintoras de primeira viagem.
O que você precisa saber antes de comprar a tinta?
Alguns fatores são definitivos na escolha da tinta, como luminosidade do ambiente, ambientação e funcionalidade. Mas outros, determinam quanto precisa adquirir para que toda a superfície seja coberta.
Tipo de superfície
Embora pareça incomum, o tipo de superfície a ser pintada determina a quantidade de tinta exata. Detalhes como porosidade e densidade garantem que mais produto seja absorvido e você precise de mais demãos para cobrir tudo.
Tipo de tinta escolhida
Outro ponto que muitas pessoas ignoram, mas que é indispensável é o tipo de tinta escolhida. Todas têm rendimentos diferentes, determinados na embalagem pelos fabricantes. Anteriormente, a informação indicava o número de demãos únicas, mas dificilmente uma superfície só precisará de uma aplicação.
Por isso, o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) – Tintas imobiliárias, orientado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), reestruturou a normativa que tratava disso para que mostrasse o rendimento entregue na prática ao consumidor, com a quantidade de demãos certas para a cobertura completa.
Assim, o valor é calculado pelo fabricante de acordo com um teste de padronização fornecido pela própria ABNT. Dessa forma, você economiza e não gasta mais tinta que o necessário independente da marca.
Quantidade de demãos necessárias
O número de demãos necessárias pode variar bastante de acordo com o tipo de tinta e superfície que será pintada. Afinal, essas informações são específicas de cada caso.
Tintas econômicas tendem a pedir mais aplicações para uma finalização rica. No entanto, se precisar pintar uma parede não porosa e branca, a cor escolhida terá muito mais brilho com poucas demãos.
Rendimento por metro quadrado
Como falamos, cada tipo de tinta tem um número de demãos próprio. O fator determinante, portanto, é entender quantas são necessárias para pintar o espaço todo.
Tamanho da superfície
Por isso, a metragem da área também deve ser utilizada na determinação da quantidade de tinta necessária. Essa medida deve ser tirada utilizando uma fita métrica e em metros quadrados (m²), ou seja, a altura do espaço multiplicado pela largura.
Como calcular a quantidade de tinta?
Com todas essas informações, agora você pode calcular qual é o volume exigido. Para isso, consideramos que o rendimento da lata é o “rendimento informado” e aquele considerando as demãos é o “rendimento na prática”.
O rendimento na prática é o primeiro que irá calcular através da divisão do rendimento informado na embalagem pelo número de demãos necessárias, normalmente 2 ou 3, dependendo da tinta.
Agora divide o rendimento na prática obtido pela área total que precisará ser pintada. Pronto, você acaba de descobrir quantas latas precisará para realizar o trabalho.
Confira o exemplo:
Se precisa pintar uma superfície lisa, externa e sem exigência de manutenção de 500 m² utilizando uma embalagem de tinta látex de 20 L que rende 300 m² com 2 demãos, deve dividir 300 m² por 2, o que dará 150 m². Depois divida 500 m² por esses 150 m², alcançando 3,333… Ou seja, precisará de mais de 3 galões para pintar tudo.
Porém, não esqueça que este é um valor aproximado que sofre variação por diversos fatores. A sua expertise também pode interferir nisso, pois pintores sem experiência tendem a desperdiçar mais tinta e cometer mais erros.
Dicas para ajudar a economizar
A quantidade de tinta escolhida pode render mais com algumas dicas básicas que ajudam a evitar o desperdício:
- Cubra todas as frestas para evitar a entrada de tinta;
- Rodapés devem ser cobertos com fita crepe, assim como os cantinhos;
- Cubra tudo que não será pintado com papelão e evite plástico, pois tende a ser liso;
- Se está iniciando, comece com pouca tinta, assim haverá menos chance de derramar;
- Pinte os cantos com um pincel pequeno para cobrir por completo;
- Opte por opções de maior qualidade que oferecem um maior rendimento.
A Lourescolor Tintas é uma revendedora especializada de tintas em Ponta Grossa que trabalha para oferecer qualidade a todos os seus clientes. Nosso portfólio de opções conta com amplas possibilidades para quem deseja colocar os planos em prática e iniciar a reforma.
Inspire-se com a Lourescolor!
Vai pintar a sua casa? Descubra quais as técnicas mais comuns de pintura residencial