Na hora de reformar nosso lar doce lar, uma das coisas que mais desejamos é economizar na pintura.
Tintas são investimentos em bem-estar e conforto, por esse motivo exigem que faça a escolha certa para não comprometer a pintura no futuro. No entanto, como fazer isso gastando pouco?
Se você vai pintar por conta própria e quer garantir um trabalho bem feito, antes deve entender quanto está disposto a gastar. Um resultado profissional e barato pode ser difícil de se alcançar se não se tem a experiência necessária.
Mas tornar o processo mais fácil, preparamos algumas dicas. O primeiro passo é calcular quanto de tinta precisará. Tenha em mente a extensão da parede que deseja pintar, inclusive considerando se é externa ou interna.
Cada tinta tem seu próprio rendimento e isso é determinado pelo fabricante na embalagem. Porém, a análise real do quanto precisará pode ser calculada através de um método estratégico que explicamos detalhadamente aqui no blog
Saber esse valor pode garantir que compre a quantidade exata de tinta e não tenha que adquirir em pequenas quantidades depois. Outra grande vantagem que vai te ajudar a gastar menos é que não haverá desperdício de tinta comprada acima da quantidade necessária.
Porém, esse é apenas o começo.
Saber quando pintar pode economizar na pintura
Antes de começar a pintura é importante considerar quando é o momento exato para fazer isso. Moramos em um país tropical que durante parte do ano tem uma grande taxa de umidade no ar.
De abril a outubro presenciamos um grande período chuvoso, o que dificulta a secagem de alguns tipos de tintas. Essa demora afeta a estabilidade do produto e não entrega o acabamento prometido, exigindo que você use mais demãos para que alcance uma boa aparência.
Procure marcar a reforma fora desse período. Assim, sua tinta secará com rapidez e terá o resultado esperado.
Antes de começar
Quando estiver com a quantidade certa e já tiver realizado sua compra, é hora de preparar o ambiente. A superfície que será pintada pode ter pequenas imperfeições como buracos, ondulações e ranhuras que evitam que obtenha a melhor performance.
Por isso, recomendamos que lixe cuidadosamente. Assim, estará lisa, entregará um melhor acabamento final e você gastará menos tinta para realizar a cobertura.
Não esqueça que o espaço ainda terá pó remanescente. Varra com cuidado e limpe as paredes utilizando um pano úmido. Depois, espere secar e aplique um selador, que garantirá uma superfície ainda mais lisa e homogênea, reduzindo o número de demãos.
Alguns cuidados extras
Para evitar que seus móveis sejam danificados, recomendamos que os proteja centralizando eles no meio do cômodo e longe das paredes. Cubra-os com colchas velhas, lonas ou plásticos e só tire após a finalização completa do processo.
Lembre-se, o chão também deve ser coberto na região da pintura. Se for pintar o teto, proteja o espaço totalmente.
Outro cuidado que deve tomar é envolver rodapés com fita crepe, evitando que a tinta escorra. Porém, tome o cuidado de só tirar a fita ao final, antes da tinta secar. Assim, minimiza o desperdício, economiza na pintura e evita a perda de móveis.
Caso ainda restem manchas, te ensinamos a remover respingos de tinta aqui no blog.
Por fim, siga passo a passo as instruções do fabricante da sua tinta e procure mexer o conteúdo da lata bem com um misturar ou ripa para que alcance o tom desejado. Assim, ela renderá exatamente o que é prometido na embalagem.
Pincel ou rolo
A escolha entre rolo e pincel deve ser estratégica para que alcance o melhor acabamento. Enquanto o pincel é ideal para pintar detalhes, o rolo fornece uma ampla cobertura, perfeita para paredes de grandes dimensões.
Caso escolha o rolo, lembre-se que existem diversos tipos. Os de pelo são muito recomendados para tintas PVA e acrílica, já os de espuma se adaptam bem aos esmaltes.
Os rolos grisalhos são utilizados para pintar com tintas à base de água, como PVA e acrílica, enquanto os mais escuros são uma boa escolha para tintas a óleo, esmaltes ou vernizes.
Lembre-se, antes de utilizar o rolo, você deve mergulhá-lo em água. A ideia é não deixar que absorva muita tinta. Porém, não o deixe encharcado. E para economizar na pintura, tente utilizar o rolo na vertical, pintando de cima para baixo e vice-versa, garantindo a melhor finalização.
Após a pintura, lave com água corrente e deixe secar. Se necessário, mantenha por algum tempo imerso em thinner ou aguarrás para que o utilize no futuro.
Por esse motivo, se você procura economizar na pintura, deve considerar o custo-benefício da tinta escolhida. Cada uma delas tem uma função específica e pode interferir no resultado.
Então que tal conversar com a equipe da Lourescolor Tintas e encontrar as opções mais adequadas para esse projeto?
Esperamos a sua visita!
E ainda tem dúvida de qual tinta escolher, confira esse conteúdo especial: Como escolher tinta para parede?