Mais do que melhorar a decoração de um espaço residencial ou comercial, as cores de tinta possuem um papel fundamental quando o assunto é harmonia. Por essa razão, no artigo de hoje nós vamos falar sobre como funciona a harmonização de ambientes através das cores. Confira!
De acordo com a psicologia das cores, as cores de tinta têm a capacidade de influenciar as pessoas, seja positiva ou negativamente. Por isso, saber combinar os tons das tintas, com os móveis do local e fazer tudo isso de forma harmônica, é a grande sacada para um espaço agradável.
Diante disso, a primeira maneira de conseguir fazer a harmonização de ambientes, é através das cores. Afinal de contas, dependendo da tonalidade escolhida, isso pode trazer consequências para o morador. Um exemplo disso, é o vermelho em uma parede completa do quarto. A cor da tinta influenciará no sono do indivíduo, fazendo com que ele durma mal.
Nesse caso, uma maneira de trazer o vermelho para dentro desse tipo de ambiente, é escolhendo entre as variações de tonalidades e aplicando-a em elementos de decoração. Como por exemplo em almofadas, poltrona, tapete, entre outros. Isto é, utilizar o vermelho em pontos específicos.
Agora, para quem deseja pintar a parede com uma cor vibrante, uma boa ideia é aplicar tinta alaranjada. Por ser uma cor excitante, o laranja é excelente para quem procura trazer alegria e energia ao ambiente. Diferente de quem busca um espaço mais calmo, devendo optar, portanto, pela cor azul.
Já quem não curte cores fortes ou escuras, mas também deseja sair do tradicional, usar tons pastéis e neutros é uma ótima alternativa. Além de trazer um toque de cor, esses tons de tinta podem ser usados em vários espaços e por isso são perfeitos para fazer a harmonização de ambientes.
![Sala de estar de uma casa toda decorada em cores de tinta neutras](https://lourescolor.com.br/wp-content/uploads/2022/05/sala-1.jpg)
Dicas de harmonização de cores de tinta
Diante disso, antes de sair pintando as paredes de qualquer cor, para fazer a harmonização de ambientes é preciso, primeiramente, conhecer a personalidade de cada espaço e depois entender como funciona o círculo cromático. Através dessa ferramenta, fica mais fácil saber quais cores combinam entre si.
Nesse sentido, de acordo com o círculo cromático, vermelho, amarelo e azul são cores primárias e por isso combinam com tonalidades neutras como é o caso do cinza, branco, preto e marrom.
![Círculo cromático com todas as cores que se complementam para tornar o ambiente mais harmônico](https://lourescolor.com.br/wp-content/uploads/2022/05/CIRCULO-CROMATICO-1.jpg)
Além dessas, também existem as cores secundárias – verde, roxo e laranja – e as terciárias que são os tons de vermelho arroxeado, amarelo alaranjado, entre outros.
Dessa maneira, as cores de tinta mais comuns na harmonização são o branco, cinza, preto, azul, rosa, verde, vermelho, roxo e amarelo. Mas, apesar disso, é importante fazer três coisas a mais para se ter ambientes harmônicos:
- defina uma paleta de cores;
- saiba o que é e como funciona a psicologia das cores e
- não exagere nas cores e combinações.
E lembre-se, ao buscar por tintas de qualidade, a Loures Color possui os melhores produtos de qualidade.
Gostou do conteúdo de hoje? Então continue acompanhando o blog para mais assuntos como este.