Bora pintar a rua para a Copa? Faltam poucos dias para a Copa do Mundo começar e, por isso, trazemos uma dica de situação bem brasileira: as ruas pintadas para torcer.
Uma tradição muito comum em bairros do Brasil é pintar as ruas para demonstrar apoio à seleção brasileira. Mesmo que nem todas viralizem nas redes sociais ou fiquem conhecidas pelo país afora, é muito comum que elas sejam conhecidas nas cidades.
A preparação de ruas para a Copa já foi motivo de orgulho para os brasileiros, sendo até uma cultura que foi apresentada ao mundo em 2014, ano em que o Brasil recebeu o maior torneio de futebol do mundo.
Apesar disso, não se sabe ao certo quando começou essa tradição. Em alguns lugares, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, é comum imagens de ruas pintadas já nos anos 90. Em outros lugares, o ato ficou mais comum após o penta, vencido pelo Brasil em 2002.
E esse rolê de pintar a rua é tão forte que tem até marca se aproveitando disso. Uma grande vendedora de cerveja criou um concurso para a melhor pintura de rua em 2022. Com grandes nomes das redes sociais e do esporte, como Galvão Bueno, Casimiro Miguel (streamer), Luana Maluf (influenciadora com conteúdo de futebol) e Arthur Picoli, ex-BBB.
Assim, essa grande marca criou uma série de tintas com em parceria com a LuksColor, todas remetendo à seleção canarinho. Então, se você quer ganhar um concurso, bora pintar a rua de casa.
Então, convoca seu time (rs), se preparem bem e anotem as dicas para conseguir deixar a sua rua preparadíssima para o hexa!
Como começar?
Primeiro, preste atenção nas orientações da sua prefeitura. Em alguns lugares, apenas algumas tintas especiais podem ser utilizadas nas ruas. Nos muros, é sempre necessário ter a autorização do proprietário do imóvel, se ele não for seu.
Assim, com tudo tendo sido liberado e o material certo, se prepara para a pintura. Agora, tudo será dividido em dois momentos diferentes. No primeiro, você vai aprender a pintar em muros. No segundo, as dicas serão para enfeitar o asfaltado de sua rua, onde você tem que tomar cuidados maiores.
Pintar os muros para a Copa
Para começar, já deixa todas as cores certinhas. Verde, amarelo, azul e branco são as principais, mas dependendo do seu desenho podem entrar marrons, laranjas e outros tons semelhantes à pele humana.
Primeiro, faça um esboço no papel. Não se apresse em pintar direto no muro, a gente sabe que ali se errar não pode ser apagado e, talvez, você perca um bom tempo de trabalho.
Então, com o esboço em mãos – e a autorização do dono – comece aos poucos. Primeiro faça os contornos das partes que estarão mais ao centro do desenho. Isso vale para bandeiras, personagens ou frases.
Lembre que isso vale para qualquer tipo de tinta, desde as sprays até as tintas a óleo. E, nesse segundo caso, é bem importante você deixar o tempo de secagem da tinta entre as partes do desenho, já que pintando com essa tinta é normal escorrer um pouco do excesso.
Normalmente se usa uma pinta preta para fazer as marcações e contornos. Facilita se você for aproveitar da tinta preta para mais coisas além do contorno, como fazer sombras ou partes do fundo do desenho.
Após isso, é só usar a imaginação e desenvolver o desenho com o que você já fez no esboço. Assim, você consegue homenagear a seleção, os atletas do passado, do presente e do futuro.
Já consegue imaginar o muro pintadinho com as seis estrelas e nossos craques com a taça? Então bora completar o resto da decoração. Ah, não se pode fazer propagandas nem usar palavras de baixo calão!
Pintar os asfaltos para a Copa.
Agora, indo para a parte da rua existem regras mais pesadas. Em asfaltos e meios-fios não se pode usar tinta a óleo ou spray. Desse modo, as tintas à base de água e cal estão liberadas para ser usadas.
Na questão da arte, tudo que não contenha palavras de baixo calão, propagandas ou que atrapalhe as sinalizações visuais do asfalto. Ou seja, esqueça alguma arte em esquinas que tenham sinalizações de trânsito, como aviso de preferencial ou sinais de pare.
E, de novo, faça um esboço antes no papel. Mas, dessa vez, não tenha medo de arriscar na arte, já que essas tintas costumam sair em poucos dias do chão. Tanto por movimentos de automóveis quanto por ação da chuva e vento.
Com o desenho pronto, comece, novamente, pelos contornos. Isso ajuda a não cometer erros e encaixar tudo no seu lugar. Depois, vai para os detalhes do interior e depois aos do exterior.
Mas, lembre-se, algumas cidades têm regras próprias para a personalização das ruas para a Copa do Mundo. Em alguns casos, pode ser que você precise de autorização da prefeitura para pintar, em outros do órgão de regulamentação de transporte.
Outro fato a se atentar é sobre como sua arte vai ser feita. Em alguns casos, o estilo de desenho pode acabar criando uma ilusão de ótica, ou atrapalhar a visão de quem estiver dirigindo pelas cores, atrapalhando o trânsito da região e, até mesmo, sendo causa de alguns acidentes.
Mas, saiba que é proibido pintar placas, sinaleiros, árvores e postes. Sempre se atente ao local da pintura e tente sinalizar que você está ali para sua segurança.
Se agora você já decidiu o que vai fazer de desenho para enfeitar sua rua e só está faltando a tinta, vem com meu último conselho do dia. Em Ponta Grossa você consegue todas as informações e dicas para melhorar sua pintura na Lourescolor, bem no Centro da cidade.
Com um estoque gigantesco de cores e marcas, a gente garante para você que sua comemoração vai ser ainda mais bonita este ano.
Ah, e não se esqueça, ao pintar sua rua tire fotos provando que você fez isso, especialistas costumam dizer que isso dá sorte para o futuro. Afinal, quem nunca viu a imagem de Gabriel Jesus – atleta convocado para sua segunda Copa do Mundo – preparando a rua de sua casa para a Copa de 2014?
Veja mais: