Quais características dos tipos de tintas?

Com diversos modelos diferentes, as tintas possuem características que as diferenciam uma das outras. Essas características entregam diferentes técnicas para a pintura e até mesmo resultado no acabamento.

Assim, você pode dar vida aos cômodos, proteger sua edificação e, ainda mais, preservar contra infiltrações.

Em alguns casos, esses fatos são mais importantes que a própria cor que será escolhida para a sua pintura. Já que, em alguns casos, a pintura pode salvar a vida útil de uma parede.

Outro fato a se atentar é o futuro que você pretende dar à parede também, já que alguns tipos de tintas podem ser mais fáceis de serem removidas em uma possível reforma ou mudança.

Então, por essa diversidade de variações e estilos, é comum termos dúvidas na hora de escolher que tinta devemos usar na pintura.

Por isso, se você está nessa situação, esse artigo tem como ideia ajudar você a aprender a diferenciar todos esses tipos.

Quais os principais tipos de tintas?

Bem, como explicar no último artigo de nosso blog, as tintas tem algumas classificações devido a qualidade e valor da tinta. 

Dentro dessa classificação, existem os tipos de tintas que podem ser integrados em várias delas. Isso porque o tipo da tinta, seja ela látex, spray, acrílica ou qualquer outro tipo, também pode ser classificada como standard, econômica ou premium.

Por isso, você pode encontrar diversas cores de tintas que fazem parte de mais de um padrão ou tipo.

Então, agora classificaremos as tintas que iremos explicar para você nesse artigo: 

  • látex;
  • acrílica;
  • esmalte;
  • superlavável;
  • antimofo;
  • inodora;
  • epóxi.

Com cada uma delas tendo usos especiais e recomendados para algumas situações, as tintas têm características próprias e aplicações também.

Assim, sabendo os usos recomendados, você terá uma facilidade para escolher a tinta e, desse modo, ter o melhor uso para a tinta.

Quais as características de cada tipo de tintas?

Bem, cada tinta tem suas características específicas, como dito anteriormente. Desse modo, você conhecer elas pode trazer várias vantagens e ainda mais conforto no trabalho.

Então, agora iremos explicar cada uma dessas características e como cada tinta funciona.

Látex

A tinta látex, ou tinta PVA, é a mais utilizada na cobertura de paredes, dentro de todos os tipos de tintas disponíveis no mercado. Ela é à base d’água e possui um acabamento fosco, tendo secagem rápida e um valor mais acessível.

Por suas características, ela é usada na maioria das pinturas internas, já que tem baixa impermeabilidade e, assim, não protege contra umidade. Além disso, ela tem um alto rendimento, mas deve fazer um número maior de demãos para finalizar a pintura.

Acrílica

A tinta acrílica é semelhante a tinta látex, como sendo à base d’água, mas uma das principais características que difere as tintas é o fato dela ser mais impermeável e resistente, graças a uma resina em sua composição.

Assim, a tinta acrílica é uma ótima escolha para pintar áreas externas e, desse modo, pode ser usada em muros, paredes e até mesmo em áreas molhadas, como banheiros. Ela pode ter acabamento em fosco, acetinado ou semibrilho.

Esmaltada

As tintas esmaltadas tem como características serem duradouras e resistentes, além de ter uma divisão interna nelas: as tintas esmaltadas à base de água e a esmaltada sintética.

Entre elas, a principal diferença é a aplicação. Enquanto o esmalte sintético é preferido para usar em madeira ou metais, porém leva mais de 10 horas para secar totalmente.

Já a esmaltada à base de água é uma opção ecológica e descomplicada, sendo que seca mais rápido e de aplicação mais fácil.

Super Lavável

A tinta super lavável tem esse nome por ser extremamente resistente à limpeza, ou seja, você pode limpar várias vezes sem ela desbotar ou sair. Então essas tintas tem uma característica bem específica que faz do uso dela perfeito para áreas públicas ou com crianças.

Assim, você poderá deixar que os riscos ou rabiscos apareçam que a tinta consegue ser limpa de forma simples, tendo isso como a principal característica dessa tinta.

Antimofo

A tinta antimofo é, como seu nome diz, uma grande proteção contra os mofos e ajuda a controlar e evitar o controle desses fungos.

Assim, a principal característica desse tipo de tinta é a presença de fungicidas e bactericidas em sua composição. Então, se você pretende pintar paredes com pé-direito duplo, áreas com pouca ventilação ou de difícil acesso, esse tipo de tinta é o mais indicado.

Inodora

As tintas inovadoras tem como características principais não possuir quase nenhum odor durante a aplicação. Inclusive, é comum que em até três horas depois da pintura, não exista cheiro nenhum no ambiente.

Por essa característica específica, a tinta inodora é altamente recomendada para pinturas residenciais, tanto por questão de beleza – já que seu acabamento pode ser fosco ou acetinado – quanto por facilitar a vida de pessoas com alergias. 

Epóxi

A tinta epóxi é geralmente à base de solvente, sendo extremamente resistente a químicos e à água. Indicado para pisos, metais e lugares com grande umidade, como cozinhas, saunas e banheiros.

Porém, por ser uma tinta com composição bem específica, para sua aplicação é exigido mão de obra especializada para, assim, garantir todo o acabamento.

Agora, é escolher a melhor tinta conforme suas características?

Bem, com todas as características das tintas sendo apresentadas para você, agora é a hora de você garantir a melhor pintura que você conseguir.

Desse modo, você conseguirá aplicar todas as opções que você terá à mão com a tinta escolhida.

Ou seja, lembre sempre de notar em que tipo de ambiente, superfície e até mesmo as características das próprias tintas para escolher a ideal.

Assim, você não correrá riscos de usar tintas que não podem ser aplicadas em superfícies, como azulejos, pisos e lugares que podem produzir mofos.

Contudo, se você ainda não tiver certeza de que tinta usar e como fazer essa escolha, venha para a Lourescolor e deixe que nossa equipe altamente treinada ajude você a escolher o melhor para o seu projeto.

Veja mais:

Você conhece os tipos de tintas que existem?

Todos nossos conteúdos

CIMENTO QUEIMADO

Conheça o cimento queimado

O cimento queimado, que outrora era visto apenas em construções mais rústicas e industriais, conquistou o universo da decoração de interiores, ganhando lugar de destaque

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?