Acabe com suas dúvidas para pintar parede de gesso

Muitas casas que são um pouco mais antigas podem ter uma parede de gesso e, uma maneira de modernizar, é pintar o gesso. Porém, essa tarefa que parece simples pode ser um pouco complicada.

Isso porque o gesso é uma superfície que tem baixa resistência à umidade e, por isso, pode absorver a tinta e gerar mais dor de cabeça do que se imagina.

Além disso, hoje em dia algumas marcas apresentam tintas especiais para gesso, mas sabemos que não são as mais comuns de se achar no mercado.

O tempo de secagem também tem que ser um ponto de atenção, já que ele é um pouco maior que em paredes normais.

Então, se você quer aprender mais sobre como pintar uma parede de gesso, esse artigo é para você!

Como pintar a parede de gesso?

Bem, como supracitado, não é incomum em imóveis antigos você encontrar paredes de gessos, já que esse material era muito utilizado em residências e construções antigas.

Assim, com o passar do tempo, o gesso pode perder sua cor e até mesmo apresentar problemas, sendo necessário fazer uma manutenção ou pintura da parede.

Por esse motivo, é comum que surjam dúvidas de como essa pintura deve ser feita, já que as paredes de gesso são conhecidas por ter alta absorção de tinta e baixa resistência à umidade.

Então, o medo de pintar a sua parede e estragar ela – ou ter que refazer o trabalho depois – é muito grande, já que as suas atribuições citadas acima podem atrapalhar esse processo.

Além de, é claro, o tempo de secagem e sumiço do cheiro das tintas serem muito maior em paredes de gesso do que em paredes comuns.

Ou seja, se você quiser dar uma cara nova à sua parede feita de gesso, você terá que realizar algumas preparações especiais para essa pintura.

Assim, você deve estar preparado para ter alguns cuidados adicionais, que não são necessários para a pintura de paredes de alvenaria ou madeiras.

Quais são os cuidados?

Então, como supracitado, para pintar a parede de gesso são necessários alguns cuidados especiais. Esses cuidados são necessários pelo alto poder de absorção que a parede de gesso tem.

Além disso, esses cuidados preparam a parede e o cômodo para que a pintura seja realizada, já que a secagem e a extinção do odor de tinta leva mais tempo que em pinturas comuns.

Então, por esse trabalho ser mais delicado, é necessário um material refinado e uma atenção maior do pintor.

Esse delicado processo é realizado por qualquer um, mas sempre é necessário ter cuidados, como não encharcar o role de tinta, preparar o local com jornais e papelão, além de realizar a pintura em um lugar seco e arejado.

Ou seja, para ter essa pintura feita de forma correta, é necessário que a parede seja isolada antes e depois. 

Isso porque será necessário lixar ela, além de deixar a tinta secar em sua totalidade antes de voltar ao uso.

Assim, esse tipo de pintura é recomendado somente para ambientes internos, já que devido a alta absorção de tinta e baixa resistência à umidade pode ser um fator que atrapalha a pintura – e seu acabamento.

E como realizar a pintura?

Agora que você já sabe que levará mais tempo que o normal para usar o cômodo novamente, você pode se preparar realmente para a pintura.

Desse modo, separamos essa fase da pintura em três partes, onde uma representa a preparação do ambiente e dos materiais, a segunda representa a pintura em si e a terceira o acabamento e secagem.

Então, se prepare para as dicas e mude a cor de sua parede sem problemas.

Preparação

Bem, primeiro você deve separar os materiais necessários para essa pintura. São espátulas, lixa, pincel e rolo de lã – de 22mm ou 9mm.

Após isso, você também deve escolher as tintas especiais para pintura de gesso, já que ela facilita esse processo todo.

Se você não encontrar essas tintas especiais para gesso, é necessário usar a aplicação do fundo preparador antes de pintar sua parede de gesso.

A cor deve ser definida por você ou por seu cliente, já que ela pode ser pintada por em qualquer cor, sem maiores problemas.

Então, com os materiais separados e a tinta escolhida, começa o processo de pintura. Agora é preciso preparar a superfície para receber a tinta, então tampe as possíveis fendas e cubra as possíveis rachaduras.

Após isso, lixe bem toda a parede e, em seguida, limpe a parede com um pano úmido.

Pintando a parede

Agora chegou a hora de pôr a mão na massa, ou a tinta na parede. Então, você deve estar preparado para passar um tempo maior que uma pintura normal.

Primeiro para realizar a pintura, limite a região onde vai aplicar a tinta com a ajuda de um pincel. Assim, você saberá sempre onde começar e terminar a pintura, sem gerar pintura desnecessária.

Depois disso, siga aplicando a primeira demão de tinta. Utilize o rolo nessa etapa e sempre se certifique de pintar no mesmo sentido, sem colocar pressão para evitar infiltrações tintas.

Acabamento

Agora, deixe a tinta secar pelo menos duas horas antes de tocar na parede. Se for preciso uma segunda demão, deixe secar pelo menos quatro horas. Se for a finalização da pintura, deixe pelo menos a tinta secar doze horas.

Contudo é necessário relembrar que esse tempo de secagem pode ser variado, já que em alguns casos a temperatura do ambiente pode alterar o tempo de secagem.

Aproveite o tempo entre a secagem para limpar o chão do local da pintura. Seja por respingos ou possíveis sujeiras acumuladas da tinta como poeira que pode ter sido deixada no momento da lixa.

Se você pretende pintar alguma parede de gesso, venha já para a Lourescolor. Localizada no centro de Ponta Grossa, nossa loja está totalmente preparada para auxiliar você na escolha de suas tintas e cores.

Veja mais:

Paredes com cimento queimado

Todos nossos conteúdos

CIMENTO QUEIMADO

Conheça o cimento queimado

O cimento queimado, que outrora era visto apenas em construções mais rústicas e industriais, conquistou o universo da decoração de interiores, ganhando lugar de destaque

Compartilhar

Está com alguma dúvida?

Envie uma mensagem para nós que entraremos em contato!

Falar com atendente
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?